MAKERBOT no Brasil!!!

Bom dia pessoal,

esse é meu primeiro post, resolvi abrir esse blog para dividir um pouco da minha experiência com projetos de eletrônica, mecânica e aeromodelismo.

Há algum tempo estava esperando por essa máquina para chegar aqui no Brasil. É uma máquina de prototipagem rápida para extrusão plástica. Basicamente é um CNC de 3 eixos, opensource (todos os fontes estão na internet e pode-se fazer uma máquina dessa sem obrigatoriamente compra-la no site da makerbot), optei por comprar uma máquina completa, porque são muitos componentes e muitos fornecedores, resumindo, muito trabalho e muito tempo. E agora finalmente ela chegou no Brasil….

quem quiser dar uma olhada no site oficial -> http://www.makerbot.com

Comprar uma makerbot, ainda não é muito fácil, são em torno 2 meses de espera para produção, devido a fila de pessoas que querem comprar, o pessoal da makerbot não está conseguindo atingir a demanda. Tenho que agradecer o pessoal da Makerbot, que fez de tudo para enviar essa máquina a tempo de trazer ela para o Brasil, especialmente ao Bre Pettis,  fundador e um dos criadores da Makerbot, que foi super atencioso e fez milagres para me enviar essa máquina a tempo.

Sobre o Bre Pettis, ele é um dos Nerds mais famosos da atualidade, envolvido em vários projetos de tecnologia, e podem ser encontrados centenas de videos dele no youtube. Se alguem quiser saber mais sobre o Bre, segue link -> http://www.brepettis.com/

Como vocês podem ver na foto acima, são centenas de peças, parafusos, arruelas e eletrônica. Muito bem empacotados em plástico bolha e devidamente identificados. Isso demonstra a preocupação com a qualidade do produto entregue ao cliente.

Essa outra imagem mostra em detalhe o pacote de Eletrônicos de terceira geração da Makerbot.

O video acima mostra a máquina pronta funcionando… muito legal…

Nos próximos posts vou mostrar a evolução da montagem dessa máquina, entre outras coisas…

Abraços,

Antonio Santos

Tags: , , , , ,

30 Respostas to “MAKERBOT no Brasil!!!”

  1. Bruno Says:

    Olá, obrigado pelo post!
    Gostaria de saber o quanto no total você teve que desenbolsar, e também, se comparado ao RapRap, ele é superior ou inferior? Pela versão Mendel, eu digo….

    Obrigado!!

    • moraesgyn Says:

      Olá Bruno,

      ficou 828 dolares, não foi taxado pela alfâdega, porque um amigo meu estava com a familia toda em viagem, e trouxe para mim…

      Comparado com a RepRap:

      -> é possivel comprar o kit completo da Makerbot, da RepRap não….
      -> a área de impressão da Makerbot é muito muito menor que a da RepRap….
      -> a Makerbot tem uma comunidade muito ativa, que faz acessórios novos, opesource, diariamente….
      -> a Makerbot tem suporte técnico do pessoal que criou a parte eletrônica da RepRap…. e eles atendem muito rápido…

      na verdade a primeira coisa que vou fazer com a minha makerbot, é imprimir as peças da Mendel, que ainda são bem difíceis de encontrar no mercado…

      Abraço!

      Antonio

  2. Alessandro Says:

    Fala, Antonio! Beleza?
    Parabéns pela makerbot. Talvez consigamos chegar mais perto da mendel no Brasil agora. Sucesso no projeto.

  3. Mayk Says:

    Muito Legal.

    uma pergunta.

    o material para impressão qual é?
    tem aqui no brasil para comprar? Quanto custa?

    Quero uma dessas.
    Como posso comprar uma dessas impressora?

    Obrigado Mayk

    • moraesgyn Says:

      Olá Mayk,

      a máquina imprime plástico… normalmente ABS, HDPE e PLA…

      O ABS é o mesmo material que são feitas as peças de LEGO.

      Ainda não achei no Brasil… Mas voce pode comprar nos estados unidos,
      no mesmo lugar que vende a máquina… 5kg custa 50 dolares…. mas rende muitas peças….

      existe uma outra máquina opensource…. a RepRap… que é maior e imprime mais coisas por vez…
      mas ainda não é possivel comprar o kit…

      acompanhe o blog para ver o progresso da montagem… estou terminando de pintar as partes de madeira…

      Atenciosamente,

      Antonio Moraes dos Santos Júnior

  4. Mayk Says:

    vc esta ainda montando a impressora?

    estou acompanhando. mande foto, para nos.

  5. Mayk Says:

    ABS: Terpolímero amorfo de acrilonitrila-butadieno-estireno

  6. Mayk Says:

    pesquisei o abs e acho q vc consegue comprar no brasil.

    achei esse lugar mais deve ter mais de uma olhada

    http://www.plastimaster.com.br/

  7. André Jorge Says:

    Parabens pela iniciativa de trazer o equipamento e divulgar a sua montagem no blog.

    Logo estarei fazendo a montagem da minha impressora….

    Abraços,

    André

  8. Mauro Bertollo Says:

    Você já está com ela funcionando

    O software é de facil uso

    Tem como me passar as informações para eu comprar uma também

    Grato

    Mauro Bertollo

  9. Mauro Bertollo Says:

    Sres.

    O material ABS é de facil aquisição no Brasil, em qualquer revendedor de resinas plásticas.

    O preço fica em torno de R$ 7,00 e é vendido para pessoas juridica em sacos de 25Kg

    Mauro Bertollo

  10. Adriano Says:

    Antonio, boa tarde. Gostaria de fazer contato direto contigo, pois sei como produzir o fio em ABS. Por favor, entre em contato pelo email acima e me envie seu tel, ok? 🙂 abs Adriano

  11. Hernán Says:

    Adriano,

    Também estou precisando do filamento de Abs de 3mm eu já tenho as máquinas e estão em funcionamento.
    Meu email é espinozahernan9@gmail.com

    Obrigado

  12. Junior Miranda Says:

    Prezado amigo,

    por favor, esta maquina é eficiente para a confecçao de maquetes arquitetônicas?

    o custo total dela está mesmo em torno de 828 dólares?

    E o software compativel? Posso fazer os projetos em Maya, 3D Studio, Wirefusion ou Autocad?

    Grato

  13. Guilherme Mancini Says:

    Oi Antonio,
    Gostaria de saber se você não poderia me cobrar e imprimir uma peça para mim. Quero imprimir um anel e saber se a Makerbot poderia se útil no meu ramo. Te enviaria o arquivo em STL por email, pagaria a impressão e os custos de envio.
    Att
    Guilherme

    • moraesgyn Says:

      So uso pra hobby mesmo. E a maquina esta parada esperando umas peças de fora.

      abraço.

      Antonio Santos

    • Anderson Cesar Says:

      Boa tarde Guilherme,

      Somente hoje tomei conhecimento da sua necessidade para impressão de um anel.
      Também tenho um equipamento que imprime modelos em 3D em geral, incluindo anéis.
      Caso ainda tenha interesse na confecção da sua peça, peço a gentileza de entrar em contato comigo no email andersonbcc@yahoo.com.br.
      Estou à disposição para qualquer dúvida ou orçamento sem compromisso.
      Obrigado,

      Anderson Cesar

  14. Sergio Oehler Says:

    Caros

    Tenho uma Cupcake para vender, alguem interessado ? veja em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179042568-impressora-cnc-3d-makerbot-cupcake-_JM
    Ou diretamente com soehler arroba truesys ponto com

    Sergio

    • moraesgyn Says:

      Vendida para o Luciano em Goiás. Muito bem montada a máquina, apenas alguns detalhes que a gente teve que consertar…. Sergio, quando chegar a TOM, me manda umas fotos!

      Abraçao,

      Antonio Santos

  15. Rogerio Says:

    Gostaria de saber se já há uma demanda sobre os filamentos de ABS de 3,0mm e 1,75mm utilizados para impressao em 3D.

  16. andersonfcunha Says:

    aonde vc compra o platico para usar na makerbot?

    obrigado

    Anderson

  17. Ewerton Brigante Bafini Says:

    Olá, meu nome é Ewerton e gostaria de saber qual é a resolução da maquina?

  18. daniel lops Says:

    amigo, gostaria de pagar para voce imprimir algo simples para eu ver. Poderiamos falar por email?

  19. Eder lima Says:

    Antonio, estou recebendo uma makerbot replicator, porem fui taxado na alfandega. Vc sabe ja montou alguma dessa? Com faco para conseguir uma melhor qualidade na impressao? Grato
    Eder

Deixe uma resposta

