Makerbot: Essa é uma máquina pra mim? o que esperar?

Olá,

muitas pessoas me perguntam diariamente sobre a makerbot e sei que várias estão até mesmo querendo comprar…

Achei esse post no blog do MakerBlock… e vou traduzir para vocês:

”  Nós que já temos Makerbots talvez já estamos meio tendeciosos. Eu recebi minha Makerbot 1 mês depois que comprei que fiz o pedido, estava ansioso durante todo o tempo de espera, mas sabia que iria valer a pena no final.
A Makerbot está começando as ser ferida por sua própria popularidade. O que parece é que as pessoas não sabem o que esperar dessa máquina de 750 dolares. As pessoas esperam imprimir com a mesma qualidade de uma máquina de 30000 dolares, e esperam imprimir logo ao retirar a máquina da caixa com 1 click do mouse e sem contribuir em nada para ter uma máquina melhor.
As pessoas que compram uma Makerbot, precisam entender que a Makerbot ainda está nos primordios de sua criação. Comparando com evoluções anteriores: a impressora 3D Makerbot está no mesmo estágio dos computadores pessoais que eram vendidos como kits, programas eram inseridos em um teclado de 16 teclas e as informações eram mostradas em displays de 7 segmentos. Pessoas que não conseguem lidar com problemas, devem esperar dez anos para que os PC’s evoluam para eles comprarem os IBM PC/Apple/Atari/Commodore, ou esperar que alguém faça para eles.
A Makerbot não é um produto que você vai a uma loja e compra porque você viu numa revista ou blog. É um produto que você compra para montar, modificar e fabricar coisas. É mais próxima de uma planta em um vaso, que uma impressora que você compra nas lojas, ela precisa de trabalho, compreensão e talvez até amor. ”

by Devlin

Temos muito a pensar aqui.  Vamos comparar com minha máquina:

1. Eu comprei minha máquina no dia 11 de novembro de 2009, estava esperando para ser enviada no dia 20 de Janeiro de 2010, mas os fornecedores atrasaram, e minha máquina não iria chegar a tempo… Falei com o dono da empresa que eu precisava da máquina para trazer ao Brasil… e ele fez um esforço e a minha máquina foi enviada a tempo… mas todo mundo que comprou na mesma época que eu, teve que espera um mês a mais. Quando eu comprei, estava claramente escrito que era data prevista e poderia atrasar… foi uma opção minha comprar nessas condições…

2. Quando comprei a MakerBot já sabia que era um Kit e ia dar muito trabalho para montar. Mas se você quer uma makerbot… já compre sabendo que o único jeito de comprar sua makerbot é em kit, e esperando em uma fila de alguns meses.

3. Existem partes frustantes na makerbot… como o Skeinforge que é um software que deve ser configurado diferentemente para cada máquina e existem milhares de opções, e essas opções vão ditar a qualidade de suas impressões.

Então, antes de comprar e começar a ficar frustado e querer jogar a makerbot pela janela, saiba o que você está comprando… Eu estou super satisfeito com todo o trabalho de montar a minha… apesar de ainda não ter nem imprimido ainda… fico muito feliz em ver as coisas se encaixando.

Tags: , , , , , ,

3 Respostas to “Makerbot: Essa é uma máquina pra mim? o que esperar?”

  1. Salomplas Says:

    Bom dia,
    Eu vi que você só sitou uma parte frustrante (Skeinforge) existem outros pontos a mais a se considerar?

    Abraços e boa sorte.

  2. João Paulo Says:

    Achei muito interessante você se preocupara em fazer este alerta. Tenho certeza que a expectativa de muitos é alta, da máquina sair plotando bonequinhos em linha de produção, principalmente vendo os vídeos de fabricação de peças em 5 minutos no youtube.

    Além de conhecer na pele a frustração de projetos eletrônicos intermináveis, estou a 5 meses construindo, testando e aprimorando uma destiladora de refluxo para a fabricação de vodka. Haja paciência…

    Parabéns pelo trabalho e pela divulgação.

Deixe uma resposta

