RepRap Mendel – Cortando as Barras Roscadas

Olá Pessoal,

seguindo a montagem da Mendel, vem um parte bem chata, porém necessária, que é cortar os eixos para montar a máquina. Quando você for montar a mendel, vai perceber que na lista de compras tem 9 barras roscadas de 8mm, porém existem um jeito mais inteligente de cortar, que dá pra fazer com 8 barras, economizando uma.

Segui esse esquema que achei nos blogs da reprap (tudo está em milímetros):

1: 440, 418 (142mm de sobra)
2: 440, 418 (142mm de sobra)
3: 294, 355, 330 (21mm de sobra)
4: 294, 355, 330 (21mm de sobra)
5: 294, 294, 370 (42mm de sobra)
6: 370, 290 (340mm de sobra)
7: 370, 370, 234 (26mm de sobra)
8: 370, 370, 157 (103mm de sobra)

Lembrando que é legal cortar uns 2 a 3 mm maior que o que você vai precisar, assim você vai ter uma sobra pra lixar e fazer um acabamento. Assim você não corre o risco de perder nenhuma peça, mas dá bem mais trabalho.

Ainda estou estudando se vou cortar as barras lisas eu mesmo, a barra lisa tem um tratamento diferente e pode lascar durante o corte manual, portanto, é bem capaz que eu procure um serviço de torno pra fazer isso por mim.

Abraço,

Antonio Santos

Tags: , , , , , ,

7 Respostas to “RepRap Mendel – Cortando as Barras Roscadas”

  1. Alexandre Says:

    Poxa, cada post falando do desenvolvimento e mostrando as fotos fico com mais vontade de montar uma para mim. já até estou sonhando com ela no canto do meu homeoffice. Se você depois conseguir fazer todas as peças com bom preço aqui no brasil, certamente vai ter muitos pedidos.
    Abraços e sucesso.

  2. moraesgyn Says:

    hehehe, por mais que pareça fácil, são quase 60 horas pra imprimir todas a peças, e depois tem muito mas muito trabalho, antes de chegar a ter uma máquina 100% funcional.

    não penso em comercializar peças por enquanto, como falei anteriormente, o ABS é caro, e leva muito tempo pra imprimir todas as peças, não sai muito barato fazer uma mendel, hoje nos estados unidos estão vendendo as peças por 600 reais em média. Somente as peças de plástico. E acho que aqui não tem ninguém disposto a pagar o que vale… se for comercializar, acho que vou acabar vendendo pra fora do brasil.

    Abraço!

  3. Seth Says:

    Olá.. como vai ?
    Achei o seu blog sem querer. Estava buscando coisas sobre miniaturas, e acabei achando essa impressora 3D, e através dela, acabei achando o seu blog.
    E fiquei realmente interessado em comprar uma.
    Mas eu queria tirar umas dúvidas, se tu puder me ajudar, claro.

    Se pode imprimir miniaturas com essa “impressora” ?
    Quero dizer… o nível de definição dela, permite, imprimir uma miniatura como essas : http://www.planetofthegeeks.com/images/whw/lotr.jpg por exemplo ?

    Eu sei que teria que modelar-las e tudo o mais. Mas é que o meu principal objetivo, seria esse. E bom, uma vez que tivessa máquina aqui, poderiamos ver esse esquema de montar a reprap… =)

    Vlw cara e parabéns pelo blog.

    • moraesgyn Says:

      Olá Seth,

      a makerbot ainda é muito nova, já melhorou bastante a qualidade das impressões, mas acho que suas peças são muito pequenas para a resolução dela no momento,
      estou trazendo uns bicos mais precisos, acompanha o blog aí, quem sabe a gente não chega num ponto de imprimir coisas muito pequenas.

      Abraço!

      Antonio Santos

  4. Alexandre Says:

    R$ 600 reais Antonio? nossa, acho que andei vendo nos sites errados pois eu imaginava um valor bem mais alto. Com esse valor já tenho até mais esperança.

  5. Alexandre Says:

    hmm, eu imaginava algo entre R$ 2mil e R$ 2.500,00 por isso achei barato, porem mesmo por R$ 1.500,00 está um bom preço.

Deixe uma resposta

