Makerbot – Custos de Importação

Olá!

O Emerson de Curitiba pediu pra postar isso aqui, para todos pensarem duas vezes antes de mandarem trazer uma makerbot lá dos Estados Unidos. Achei um absurdo os valores e o tempo que está levando para o desembaraço aduaneiro. Vamos lá, primeiro vou mostrar o screenshot do rastreio dos correios:

A Makerbot chegou no Importa “Fácil” dos correios no dia 14/07 e perdeu a mercadoria, e ele teve que ficar ligando e mandando emails até essa semana, e finalmente mandaram os valores para o desembaraço.

É isso mesmo 2.069,34 Reais de impostos!!! E uma baita enrolação pra entregar… O pior é que ele está trazendo um produto que não existe similar no Brasil, e para uso pessoal. Ele tentou verificar a possibilidade de contestar o valor, mas devido a perda da mercadoria por mais de um mês, se ele não pagar agora, corre o perigo da mercadoria ser devolvida ao destinatário.

Levantamos os preços das passagens aéreas IDA e VOLTA a Nova York ( Sede da Makerbot ):

Então, se as passagens de ida e volta custam R$ 1976,44, compensa bem mais pegar um avião passar uma semaninha em Nova York, ir ao Central Park, e trazer a makerbot na mala! Você se diverte, conhece um lugar novo e pega a makerbot muito antes do que se tive comprado para entregar pelos correios.

Abraço,

Antonio Santos

Tags: , , , ,

12 Respostas to “Makerbot – Custos de Importação”

  1. Eduardo Says:

    É meus amigos … aqui não tem terremoto, terrorismo e outras coisas ruins mais em compensação tem um monte de ladrões.

    Aqui no Brasil mesmo que o cara tenha idéias boas não se consegue por em pratica por causa dos impostos absurdos.

  2. Luis Says:

    Cara tudo bem? Em um dos primeiros posts voce comentou que nao havia Kits completos da RepRap a venda, agora, vários meses depois, vi que tem na http://www.botmill.com/.
    Ate poderia comecar do zero com materiais daqui, e pecas impressas na Prodigy da empresa, mas sou muito inexperiente nessas coisas, preciso pegar o negocio mais mastigado.
    Tenho um amigo que pode trazer para mim, e estou pensando seriamente em comprar um dos kits. Qual voce acha que eh mais negocio, a Makerbot ou a RepRap deles?

    Valeu, abraco

    • moraesgyn Says:

      Olá Luis!

      a tecnologia da mendel, quanto a mecanica é muito superior que a makerbot, porém muitas coisas você vai precisar fazer você mesmo, porque ainda não existem
      muitos acessórios como a plataforma aquecida e etc.

      Portanto, se você optar pela mendel, compre PLA e nem pense em usar ABS.

      Com certeza a mendel é maior, melhor, mais silenciosa, mas a comunidade ainda é muito fechada, você tem que lidar com seus problemas praticamente sozinho, a comunidade da makerbot é muito boa, se quiser dar uma olhada…

      http://groups.google.com/group/makerbot

      Bom saber que a botmill tá vendendo os kits.

      mas toma cuidado com os impostos de importação.

      Abração!

      Antonio Santos

      • Luis Bottaro Says:

        É essa questão da comunidade conta bastante. Estava pesquisando na internet e realmente, se acha muito mais conteúdo sobre a makerbot.

        Minha dúvida ainda é em relação a eletrônica e interface, tenho medo de montar tudo e na hora de por para rodar não conseguir. (sou bastante leigo nessa parte, então seguiria os guias).

  3. moraesgyn Says:

    é Luis, a makerbot é um kit do tipo faça você mesmo, e infelizmente dá um pouco de trabalho, mas quando tudo tá rendondinho, é só alegria.

    Eu segui os manuais da internet, tem um passo a passo muito bom…

  4. Luis Bottaro Says:

    Certo. Já arranjei um parceiro nessa empreitada, um primo meu que está fazendo engenharia, ficou bastante empolgado com a idéia, então acho que vai rolar.

    Estou cotando aqui quanto fica pro meu “importador” trazer.
    Vi que você indica a compra do Kit Deluxe e da base aquecida, o que dá $ 1.000. Tem mais alguma coisa indispensável para comprar para já aproveitar o frete?

    • moraesgyn Says:

      Luis, eles lançaram uma plastruder nova, a MK5 e o pessoal está trocando por ser mais fácil de colocar em uso, e dá menos problemas, verifica se a sua já vem com essa plastruder, ou se tem como você pagar um pouco mais e já vir com a nova versão.

  5. Luis Bottaro Says:

    Cara, pelo que eu vi, nos kits Deluxe está vindo ainda com a MK4 e teria que comprar separado (por mais $ 180).
    Só que ai mandei e-mail pra eles perguntando sobre algum kit já com a MK5, eles me responderam o seguinte:

    “Hi Luis,

    Thanks for your interest in MakerBot! Right now the MK5 is an add-on only item, but we have some exciting products to be released in September, I think you’ll like them when they are available.

    Best regards,

    Isaac Dietz
    MakerBot Industries”

    O jeito é esperar um pouco hehehe, o que será que vem de bom por ai!?
    Abraço

    • moraesgyn Says:

      Eu pessoalmente acho que a MK5 já saiu morta. O futuro da makerbot está na extrusoras com motores de passo. Que por acaso, já estou terminando de montar😉

      Acho que em setembro eles lançam a MK5 Steptruder e matam a MK4 e MK5 com motores DC.

      mas o melhor é esperar mesmo.

  6. Luis Bottaro Says:

    Então, mandei um email para eles perguntando se o kit estava vindo com a MK5. Eles responderam que está vindo com a MK4 e que eu precisaria comprar separado mesmo ($180), mas que era para eu aguardar que eles vão ter lançamentos durante o mês de setembro que eu vou gostar muito!

    O jeito é esperar um pouco agora rsrs.

  7. Luciano Says:

    O valor de 60% de “imposto de importação simplificada” por si só já é um abuso, um absurdo e algo mais.

    Agora o absurdo dos absurdos na minha opinião, o FRETE entrar no calculo, desde quando frete é um BEM?

    E a CEREJA DO BOLO… ICMS??? De um produto que não foi nem fabricado no Lizarb?

    Eu sei que infelizmente é assim e nenhum de nossos governantes SE QUER pensa em mexer nisso, alias, se eles mexerem vai se pra cobrar mais caro ainda.

Deixe uma resposta

