Mendel – More Progress…

Pessoal,

depois de um bom tempo sem postar, porque estava viajando a trabalho, consegui fazer um bom progresso com a mendel, as peças estão se encaixando com perfeição.

Comprei umas peças enquanto estava fora, para terminar a mendel:

arruelas incrivelmente difíceis de encontrar, correias(bem mais baratas que no Brasil) e a eletrônica completa.

Coloquei a correia na engrenagem pra ver como ficava…

Coloquei o motor NEMA17 com as engrenagens e correias pra ver como ficava…

Também coloquei o Y no lugar…

Também trouxe um novo plástico para imprimir depois que o ABS branco terminar, de agora em diante pretendo imprimir somente utilizando PLA, que é feito de milho, biodegradável e não emite gazes tóxicos.

Nos próximos posts farei um review completo do PLA.

Boas Festas,

Antonio Santos

Tags: , , , , , , ,

10 Respostas to “Mendel – More Progress…”

  1. Bruno Moraes Says:

    Cara, estou com uma dúvida, qual a real diferença em relação a qualidade da impressão entre a Mendel e a CupCake ou Thing-o-Matic? Temos interesse de adquirir uma para produzir as peças de nossos robôs para o campeonato Mundial de Robótica, que ocorrerá na Turquia neste mesmo ano. Portanto, as peças devem ser resistentes e a fidelidade entre o modelo virtual e o objeto impresso deve ser boa, pois os itens impressos serão montados junto a motores, peças em aço, sensores, etc.
    Obrigado,

    • moraesgyn Says:

      Olá Bruno,

      A TOM (Thing-o-matic) é a cupcake com todos os upgrades. Resumindo, pega a TOM. A Mendel voce vai gastar o ano todo pra montar, e a qualidade é a mesma.

      Agora quanto ao material utilizado para as peças, dê uma olhada no PLA, estou fazendo uns testes e gostando muito. Ele contrae menos, dando uma fidelidade melhor do modelo e a peça.

      Abraços,

      Antonio Santos

      • Bruno Moraes Says:

        Obrigado pela resposta rápida amigo.
        Ainda estou em dúvida pois não sei o que esperar do projeto, como li em um post seu. Como você disse, é algo para se desenvolver, atualizar e melhorar com o tempo. Nesse caso, seria bom comprar junto ao TOM, materiais de “upgrade” e modificá-lo corrigindo as falhas, ou isso não é indicado para quem não tem experiência? Aproveitando o assunto, vem uma dúvida, qual a diferença entre a extrusora MK5 e a Stepper?
        Obrigado pela atenção,

  2. Leonardo Lobo Says:

    Cara, parabéns pela iniciativa…

    Estou apaixonado pela impressora Mendel.
    Gostaria de saber como anda o processo da sua, ja está pronta?

    Quanto você cobraria para fazer as peças plásticas dela? e quanto cobraria para me passar os desenhos prontos das placas eletrônicas que não estou achando na internet?

    desde ja agradeço a atenção,

    Att

    Leonardo

  3. Rubens Says:

    Nobre amigo Antonio Santos.
    Sigo suas postagens com muita atenção. Já participo do grupo de alguns outros colegas.
    Mas agora decidi começar a minha, e estou pensando em adquirir as primeira peças. Como você ja´está imprimindo, resolvi perguntar se você tem interesse em me passar as primeiras peças, assim eu investo em pessoas que como você nos orientam, aqui em terras Brasilis. Dessa forma deixamos de “alimentar” alguns gringos. Pretendo começar pela extrusora, exatamento o que você já imprimiu ha pouco. O que acha? É só me fornecer o seu contato, que nos falamos melhor. Abraços.

  4. José Luis Says:

    Olá Antonio,
    Tchê, neste post você cita que adquiriu a eletrônica completa, eu gostaria de saber se está é aquela baseada nos drivers pololu + arduino mega?
    Eu estou namorando este kit:
    http://www.ultimachine.com/content/ramps-pre-assembled-kit-complete
    Porém, está sem estoque.
    Caso seja esta, você já efetuou algum teste? Eu farei a compra bem mais tranquilo com um parecer favorável.
    Grande abraço, e parabéns pela iniciativa. Visito com frequencia este espaço e só tenho a agradecer pelas informações que você compartilha.
    Z´Luis

    • moraesgyn Says:

      Olá José Luis,

      o ramps é muito melhor que a eletrônica original, já tem bastante firmware e suporte. Eu trouxe a eletrônica normal da makerbot, porque o ramps nunca está disponível.

      Mas comprei PLA da ultimachine, o Britt é muito gente boa e dá um ótimo suporte, falei com ele até no telefone.

      Abraço,

      Antonio Santos

    • Peterson Says:

      oi José Luis,

      Tu q é do sul, já começou a montar a tua? Também estou querendo trabalhar numa dessas mas nem sei por onde começar…
      Se tu já estiver com ela operando fazendo boas peças posso comprar de ti a parte plástica? Se não pode me dar umas dicas?

      Abraço,
      Peterson

  5. André Says:

    Olá Antônio

    Estou entrando para o mundo dos RepRaps agora e gostaria de montar uma mendel para mim.
    Queria te perguntar onde posso conseguir as peças para iniciar?
    Aguardo seu retorno, obrigado.

  6. Renato Barcellos Says:

    Ola José,

    Sou prof. do instituto federal e estamos querendo montar uma 3D para nosso laboratório. No nosso caso as questões legais de licitacao, etc… atrapalham em relacao ao tempo e processo de aquisição. Gostaria de saber se vc produz as peças para a Prusa e, se produz, quanto sairia. Desta forma conseguiriamos reduzir nosso tempo de montagem.
    atenciosamente

Deixe uma resposta

