Makerbot – PLA Win!

Olá pessoal,

a algum tempo comprei PLA, que é um plástico biodegradável, feito de milho, que não libera gases tóxicos, e finalmente tive coragem de usar.

Muitas pessoas são a favor e muitas pessoas são contra usar o PLA. As que são contra normalmente, são contra porque não sabem calibrar a makerbot corretamente para o PLA.

O PLA quando aquecido fica muito líquido e demanda uma calibragem bem mais bem precisa, mas não há o que temer, depois de mais ou menos 30 minutos, consegui uma boa impressão com PLA. Ainda tem uns detalhes pra calibrar, mas já estou gostando mais do PLA que do ABS. Ele funciona em uma temperatura mais baixa 184C, o que fica mais fácil de fazer peças altas, além de que ele não emborca como o ABS e a plataforma aquecida não é obrigatória.

Abraços,

Antonio Santos

Tags: , , , , , , ,

8 Respostas to “Makerbot – PLA Win!”

  1. Helio Ribeiro da Silva Filho Says:

    Moraes, pra conseguir o PLA, você está recorrendo a importação ou há alguma alma viva aqui que faça o beneficiamento do milho (e de outros vegetais, como a batata e a cana de açúcar) para plástico?

    • moraesgyn Says:

      Olá Helio,

      ainda não tem ninguém que faça isso no Brasil, mas vi uma matéria na TV sobre o PLA a pouco tempo, talvez num futuro próximo, já exista no Brasil.

      Abraço,

      Antonio Santos

      • Helio Ribeiro da Silva Filho Says:

        Moraes, sei que a Solvay fabrica PLA (E policaprolactona, o plástico mãe do Reprap), mas na planta aqui de Santo André, nada.

      • pedro nagib Says:

        salve, salve!
        caro moraes, me chamo Pedro, sou de Volta Redonda, no interior do estado do Rio.
        gostaria de saber por quanto voce me venderia o kit da mendel e, se possivel, me auxiliar (por telefone, e-mail, carta, sinal de fumaça) a montar e calibrar a minha.
        Obrigado e até breve se possível.

      • pedro nagib Says:

        salve, salve!
        caro moraes, me chamo Pedro, sou de Volta Redonda, no interior do estado do Rio.
        gostaria de saber por quanto voce me venderia o kit da mendel e, se possivel, me auxiliar (por telefone, e-mail, carta, sinal de fumaça) a montar e calibrar a minha.
        Obrigado e até breve se possível.

  2. Alain Mouette Says:

    Gostaria muito que você fizesse uma experiencia simples: deixe uma peça de PLA o dia todo num carro ao sol. Meu receio maior é a instabilidade do material…

Deixe uma resposta

