Makebot – Imprimindo com PLA na plataforma de vidro

Olá,

estive tendo uns problemas com a HBP + Kapton para uso do PLA, e descobri algumas coisas que acho legal compartilhar aqui…. A temperatura da HBP, ao contrário do ABS, com PLA, quanto menos melhor. E vidro é uma coisa indispensável também, quando o vidro é aquecido a 60 Graus, o PLA gruda muito bem, e não emborca nada.

Vou colocar umas fotos aqui para todos verem os resultados que tive até agora….

 

Primeiro um cubo com buracos, nessas janelas a impressora imprimiu no ar… e ficou perfeito. Essas impressões no ar são chamadas Bridges(pontes.)

 

Para conseguir imprimir bridges, tive que regular a quantidade de plástico e a velocidade de impressão, imprimi cerca de 5 cubos desses.

Coloquei um pedaço de 10cmx10cm de vidro em cima da plataforma aquecida, na foto acima, é possível ver claramente o vidro.

A peça acima foi retirada da máquina como está na foto, nenhum tipo de acabamento aplicado.

Essas peças ainda estão presas na plataforma de vidro, que eu coloquei, quase caindo da makerbot, pra mostrar que as peças ainda estão presas. E como ainda está quente e no lugar, nenhum tipo de acabamento foi dado as peças.

 

Abraços a todos,

 

Antonio Santos

 

 

Tags: , , , , , , , , ,

5 Respostas to “Makebot – Imprimindo com PLA na plataforma de vidro”

  1. José Luis Says:

    Olá Antonio,
    Parabéns pelo blog, suas dicas e disposição em compartilhar experiência são muito úteis para quem está interessado neste mundo do 3d.
    Você já fez comparativos de resistência ABS x PLA? Pergunto pq já vi, por exemplo, modelos de suportes para ferramentas feitos em ABS, será que o PLA também suportaria?
    Outra dúvida, quanto ao PLA ser biodegradável, isso quer dizer que ele tem uma vida útil limitada ou que se biodegradará se for descartado com o lixo?
    Abraço,
    José Luis

    • moraesgyn Says:

      Olá,

      entao, nao tive tempo de comparar, mas o PLA é mais rígido e menos flexível.

      O fato de ser biodegradável, é só após o descarte na natureza… ele não derrete com agua ou sol por muitos dias, já fiz o teste…

      é um plástico muito forte…

  2. Felippe Galiani Says:

    Olá Antonio,

    Primeiramente parabéns pelo blog, muito bom! Passarei a acompanha-lo. A pouco mais de 1 semana adquirimos (compramos via empresa) uma Mendel, ainda estamos montando a estrutura (trilho, eixos e etc) (fazemos isso nas horas vagas). Temos uma das (muitas) versões comercializada pela Techzone feita de madeira cortada a laser (LaserCut Mendel), apesar de os tutoriais de montagem não corresponderem exatamente a nossa versão, estamos tendo progressos e a parte mecânica está 90% pronta. Vi que no seu blog vc sempre comenta de ajustes e calibração, gostaria de saber como eles são feitos e se você poderia nos passar alguns parâmetros que já testou. Outra dúvida é sobre o material de consumo do equipamento, vi que você tem usado PLA (além de ABS), mas minha dúvida é se você tem um fornecedor aqui no Brasil desses materiais?

    Parabéns novamente e aguardo retorno.

    Att.,
    Felippe Galiani

  3. Rafael S. Silva Says:

    Boa tarde amigo
    Encontrei outro dia, por acaso, a wiki RepRap e me interessei muito pelo assunto. Resolvi então fazer uma RepRap Mendel Prusa por ser aparentemente mais simples de se montar.
    Te encontrei atravéz de um vídeo seu no youtube e gostaria de saber se posso contar com sua colaboração no desenvolvimento da minha RepRap pois apesar de ser hobista em eletronica e ja ter feitos outros projetos como algumas plotters de desenho (que nunca terminei rs) ainda sou leigo no assunto de imporessoras 3D e sei apenas o que aprendi estudando a wiki e blog da RapRap.
    Achei o projeto aparentemente simples de implementar, porém não conheço ninguem que possua uma impressora 3D para fabricar as peças, você teria interesse em fornce-las para mim? lembrando que será o kit para a Mendel Prusa (já tenho todos os arquivos STL).

    Desde já agradeço a atenção, e se possível gostaria que me informasse seu msn/e-mail, prometo não tomar muito do seu tempo nele.

    Obrigado

    Rafael S. Silva

  4. Eduardo Augusto Nass Says:

    Ola Antonio, parabens pelo site, bem interessante, estou querendo montar uma Prusa, estou em contato com um fornecedor no EUA que pediu 60 dolares no kit, sabe se encontro aqui no brasil? pode me enviar um email explicando? dudunass@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: