Makerbot – Qualidade Impressionante

Olá Pessoal,

tenho feito alguns testes de qualidade com a minha makerbot, depois da troca da Eletrônica… fiz uma pesquisa sobre a Ultimaker e vi a qualidade impressionante que o pessoal tem conseguido, e vi que a eletrônica é a mesma (stepper drivers da Pololu), portanto resolvi tentar imprimir algumas coisas em super resolução e TENTAR(digo, tentar porque é muito difícil) tirar fotos comparativas para o Blog.

Seguem algumas fotos e suas devidas explicações….

A foto Macro acima mostra duas peças impressas, uma em 0,09mm de altura de camada (lado esquerdo) e outra com 0,29mm de altura de camada(lado direito). As barras pretas são marcadores de mm de uma régua trident. Marquei de vermelho os pontos onde podem ser percebidas as camadas de impressão….

(Click na foto para dar zoom!)

Nessa foto acima, impressa com uma camada de 0,29mm é possivel ver aproximadamente 3 camadas dentro de cada mm. Clicando na foto é possivel dar um pouco mais de zoom (para os incrédulos rsrsrs).

(Click na foto para dar zoom!)

A foto acima mostra a impressão da mesma peça com 0,09mm. as estrias de cada camada são praticamente invisíveis a olho nu. Peço perdão, mas como falei acima, é bem dificil tirar essas fotos, acabei colocando o dedo na régua, e é possível ver uma parte de minha digital que atrapalhou um pouco a foto😉

Bom, vamos a parte interessante do post…. o YODA!

Se alguem quiser baixar o modelo do yoda ele tem 147Mb e pode ser baixado no thingiverse:

http://www.thingiverse.com/thing:10650

Segue a primeira foto:

Yoda sendo impresso na minha máquina…  Levou cerca de 1 hora e 20 min para imprimir, e ele é totalmente oco por dentro, pra economizar tempo e plástico.

Pra ter uma ideia de proporção…. segurei ele na mão…

Não fiz nenhum tipo de limpeza nele, saiu como está acima…

Ainda tem um pouquinho de Ooze a ser trabalhado, mas nada preocupante.

Podem clicar nas fotos e dar zoom, o yoda foi impresso com uma camada de aproximadamente 0,1 mm de altura, ainda tem onde melhorar a máquina (sempre tem hehehe), mas o upgrade dos steppers foi um ótimo investimento… agora preciso gastar um pouco de tempo no skeinforge para melhorar um pouco o ooze que já é quase zero.

Abraço a todos e até o próximo post,

Antonio Santos

Tags: , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Makerbot – Qualidade Impressionante”

  1. Moe Says:

    Parabéns, esse trabalho de ir melhorando aprendendo testando, é realmente incrivel, eu gostaria muito de já ter começado a montar a minha + ando sem tempo e com pouca grana, e também não conhecia ninguem no brasil já com esse equipamente e um conhecimento maior do assunto.

    Vc poderia fazer um post para novatos? dando alguns exemplos e quem saber vc mesmo imprimindo algumas peças para vender, dar uma consultoria … algo do tipo, andei pensando em montar uma mendel… qual a sua opnião!!

    Obrigado e mais uma vez parabens pela atitude de desvendar estes equipamentos!!

  2. edsairaf Says:

    Muito bom o trabalho com os upgrades. Você poderia falar mais a respeito das alterações nas configurações do skeiforge, e alterações do firmware da impressora, e também como configurou o replicatorG para rodar com o skeinforge 45.

    Parabéns, e continue com os posts.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: