Troublemaker 3D Printer – Montagem Eletrônica – Parte III

Aeeee,

mais um post, aproveitando que esses dias dei uma empolgada com a impressora 3D e o blog tb, até fiz uma página no tal do facebook, então façam o favor de dar um LIKE lá na página hehehehe

http://facebook.com/moraesgyn

LIKE

LIKE

Ok, depois do recado dado, caso você ainda não tenha dado Like, pode parar de ler por aqui… E para vocês que deram joinha lá na página do facebook, vamos a montagem da impressora 3D. Para essa fiação vou utilizar um cabo paralelo vermelho e preto de .75mm para fazer a fiação dos drivers e um cabo IDC de 10 vias e 10 conectores IDC para conectarmos os drivers a placa controladora.

Drivers dos Motores de Passo

Drivers dos Motores de Passo

Coloquei espaçadores sextavados plásticos de 10mm com porcas plásticas em cada um dos 5 drivers de motor de passo ( 3 eixos + 2 extrusoras ).

Drivers no Lugar

Drivers no Lugar

Estou usando motores 17HS8401 da RATTM e seguindo o manual do fabricante, consegui a fiação das bobinas dos motores de passo:

Vermelho: A+
Verde: A-
Azul: B-
Amarelo: B+

Cabeamento da Impressora 3D

Cabeamento da Impressora 3D

Segui o manual dos motores e o manual os drivers, e coloquei tudo no lugar conforme a foto acima, é claro que demorei muito tempo para fazer, porque tudo teve que ser medido e cortado para ficar melhor esteticamente falando. Como podem perceber, nesse ponto ainda não liguei os motores das extrusoras, isso será abordado mais a frente.

Bom, feitos esses passos, achei que era uma boa hora pra testar se tudo estava funcionando e me lembrei que para testar os eixos, deveria primeiro calibrar eles e prender todos parafusos do sistema de movimentação. Para essa tarefa, imprimi 4 espaçadores próprios para essa tarefa.

Espaçadores de Eixos

Espaçadores de Eixos

Fiz a regulagem do X e do Y, como manda o figurino.

Sistema de Movimentação

Sistema de Movimentação

Isso foi bem tranquilo, graças a ferramenta engenhosa disponível no thingiverse e youmagine. Depois disso, removidos os suportes, liguei a máquina e fui mexer pelo LCD mesmo os eixos para Esquerda/Direita/Cima/Baixo, e para minha surpresa, não tinha nada invertido🙂 Muita SORTE!

Dae resolvi fazer um home e gravar para vocês, e acabar o post de hoje com esse vídeo.

Fiquem de olho nos próximos posts, e não esqueçam de curtir a página do facebook! ( Antisociais que não tem página no facebook serão perdoados )

Antonio Santos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: