Troublemaker 3d Printer – Some Considerations

Boa Tarde!

Hoje pretendo falar sobre plásticos, pinhões de tração e falta de paciência. Muitos leitores do meu blog leem exatamente para acompanhar esse processo de levar um monte de pecinhas a virarem uma máquina completa e funcional, mas muitos não tem a paciência que é necessária para tal processo. Diferentemente de comprar um kit completo que o fabricante já te manda todas as peças, o software e a configuração, estou fazendo muitas coisas que não estão bem explicadas em lugar algum, e muitas estou tendo que inventar no meio do caminho e no fim das contas isso é que é prazeroso para muitos.

Consegui terminar a parte mecânica e eletrônica da minha nova máquina, incluindo algumas features que não havia previsto inicialmente, por exemplo, depois da impressão terminar a máquina resfria os bicos e se desliga sozinha ( desliga mesmo, nada fica ligado ), caso alguém queira pesquisar, isso se chama ˜marlin suicide pin˜, posso explicar o passo a passo num futuro post.

Troublemaker 3D Printer - Finished

Troublemaker 3D Printer – Finished

Na foto acima, a máquina já está fechada com plexiglass, o que segura as portas são pequenos imãs, ficou bem prático esse esquema.

Motor e pinhões.

Motor e pinhões.

Um dos maiores problemas que tive até agora foi nessa parte de extrusão, primeiro achei que pudesse ser minha falta de experiência com sistemas bowden, depois achei que fosse o motor, depois achei fosse os pinhões de tração ( comprei todos que existiam no mercado MK7, MK8….) até que finalmente descobri que o problema que estava tendo estava diretamente relacionado ao plástico que eu comprei para calibrar a máquina.

Por falta de tempo, e paciência, acabei pesquisando um fornecedor aqui mesmo no brasil e comprei alguns rolos de ABS, já na descrição o próprio fornecedor já fala as propriedades do ABS, bem como o erro da máquina deles (+/- 0.10mm, costumo usar +/- 0.02mm ou +/- 0.05mm), e depois de muito lutar com essa máquina, me surgiu a idéia de usar ABS importado que tinha um resto, e a máquina funcionou 100%. Depois disso passei para o PLA importado, e tudo continua perfeito.

Piloto em ABS

Piloto em ABS

Se sua máquina não está tendo a resolução que você espera, experimente comprar um plástico de boa qualidade e procedência que o resultado poderá ser surpreendente.

Impressões em PLA

Impressões em PLA

Agora estou imprimindo um monte de peças que estavam na fila de impressão e logo em seguida pretendo dar continuidade na troublemaker e imprimir com os dois bicos.

Abração!

Antonio Santos

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: