The Salsinha and Cebolinha Experience

Olá a todos!

Decidi fazer um projeto Faça Você Mesmo Green e com um visual de encher os olhos, além de prover a sua família com temperos fresquinhos direto da cozinha mesmo.

A algum tempo, comprei salsinha e cebolinha pré plantadas, mas por fim, elas acabam morrendo porque você se ausentou no final de semana ou por esquecer das plantinhas por uns dois dias. Então andei pesquisando soluções high tech e low tech para resolver o problema.

Comecei pelas soluções high tech, mas além de caras, iriam tomar muito tempo para executar, acabei descobrindo um plantio interessante, por capilaridade ou sub irrigação. Normalmente essas soluções duram uns 7 a 10 dias sem irrigar além de serem excelentes para o cultivo de tomates, temperos, e até mesmo morangos. Além de terem pouca manutenção.

Achei um projeto interessante e não testado no thingiverse, link no final do artigo. Importei o projeto para o blender3D, fiz um check de todas medidas, e parecia tudo em ordem, então resolvi imprimir e testar.

Planter Parts

Planter Parts

Após impresso, tudo que você irá precisar:

– copo tipo latte médio

– pedaço de corda de nylon ou polypropileno de 10mm, longo o suficiente para pegar no fundo do copo.( se vc tiver dúvida se a corda é boa, basta colocar ela dentro de um copo meio cheio, e verificar se a água sobe pela corda dentro de uns 5min )

– substrato arenoso, não use terra comum, a água deve passar com facilidade pelo substrato.

– manta Bidim é opcional, dependendo do tipo de drenagem que tiver o substrato.

Planter Semi Montado

Planter Semi Montado

Coloquei a manta de bidim, e achei que tomou muito espaço, lembrem de dar um nó na corda dentro do copo, para ela não descer com o tempo.

Bidim e Corda

Bidim e Corda

Achei meio tumultuado, acabei optando ir sem bidim mesmo. Coloquei o substrato, transplantei as mudinhas, e efetuei a rega, para o substrato acomodar. É importante dizer que o substrato deve ficar bem fofo, não compactem ele!

Substrato e Plantas

Substrato e Plantas

Agora ficou faltando um pequeno detalhe, o projeto original tem um suporte para uma lâmpada de led com cabo flexível que não vou utilizar, então acabei dando um novo propósito para esse suporte, coloquei uma tesourinha de inox, que vai servir para colheita e poda.

Planter completed

Planter completed

Fica aí um projeto e uma ideia legal, para aqueles que procuram algo rápido, bonito, fácil, sem muita manutenção e sobretudo legal.

Abração!

-Antonio

Link: http://www.thingiverse.com/make:141961

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: